• Naves do Conhecimento realizam evento em comemoração à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Publicado em 24/10/2022 - 16:00  |  Atualizado em 24/10/2022 - 16:02
Crédito: Naves do Conhecimento

Exposição de aparelhos, super robô, máquina de impressão em 3D, sorteios e diversas atividades fizeram parte da programação que contou com 250 participantes

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, através das Naves do Conhecimento, preparou um encontro entre o passado, o presente e o futuro, em comemoração à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema esse ano foi o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento “Naves do Conhecimento Construindo História na Ciência e Tecnologia”, que aconteceu na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, contou com a presença de mais de 250 pessoas que puderam usufruir de diversas atividades. Uma exposição foi montada com equipamentos antigos para mostrar como era a tecnologia do passado. Durante o evento, também foram expostos aparelhos atuais, para mostrar a evolução tecnológica.

Para representar o futuro, um minirrobô interativo, óculos de realidade virtual e máquinas de impressão em 3D realizando impressões ao longo do evento, o que despertou a curiosidade de muitas pessoas. Ele recepcionou os visitantes e, esteve com eles durante todo o evento, participando, inclusive, da palestra. Alunos das Naves de Irajá, Madureira, Padre Miguel, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança acompanharam a exposição e participaram da Arena Gamer com disputas online de jogos Free Fire. Os convidados tiveram ainda cinco máquinas de fliperama à disposição. A ideia de disponibilizar essas máquinas foi para mostrar aos mais jovens como era a tecnologia dos games nos anos 80 e 90. E fazer os mais velhos terem a nostalgia de reviver esses momentos do passado.
Foi uma tarde de muita emoção, aprendizado e conhecimento de como a evolução do tempo vem contribuindo com a tecnologia, e consequentemente nosso dia a dia. Heliana de Oliveira Benevente, de 64 anos, afirmou que fez uma viagem no tempo.

“Para mim, com 64 anos, foi uma viagem no tempo. Foi um momento maravilhoso voltar no passado e ver esses equipamentos que fizeram parte da nossa vida. Os mais jovens certamente acharam novidade e isso é interessante. Espero que tenhamos mais eventos assim, tudo muito positivo”, confirmou a aluna da Nave Irajá.

O público também pôde participar de uma oficina de light painting (técnica de fotografia moderna) que consiste em criar rastros de luz em uma fotografia. Para fechar a programação, foram sorteados três óculos de realidade virtual e um minirrobô interativo. Para concorrer, os interessados tiveram que responder à pergunta “O que será inventado daqui a 200 anos?”, com o intuito de estimular a criatividade e a importância de pensar no futuro.

O jovem Leonam Max da Conceição Teixeira, de 18 anos, que também esteve presente no evento, ficou encantado com a possibilidade de conhecer tantas coisas.

“Eu achei o evento super legal, nem todos os jovens têm oportunidades de ir a locais com ciência e educação. Para mim foi uma grande chance. Eu aprendi bastante sobre a tecnologia, sobre os óculos de realidade virtual. Eu nunca tive a oportunidade de pôr um daqueles óculos no rosto, e eu realmente vi como é maravilhoso. E outros tipos de câmeras que eu jamais tive acesso. Achei fantástico. Os jovens merecem ter outras oportunidades assim”.

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) é o órgão responsável por promover políticas públicas de fomento, estímulo, capacitação da utilização dos métodos, técnicas e ferramentas tecnológicas, além da aplicação prática do conhecimento científico.

Promovendo o fortalecimento científico e tecnológico no Município do Rio de Janeiro, através de políticas públicas de apoio à democratização do acesso ao universo digital, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento econômico do Município.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio anexo, 9º andar –
    Cidade Nova – Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20211-110.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
    De segunda à sexta das 9h às 17h (dias úteis)

GABINETE SMCT

gabinete.smctrj@gmail.com

(e-mail exclusivo para a imprensa)

imprensasmct.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL
    www.1746.rio