Navezinha Carioca é inaugurada na Rocinha

Publicado em 04/04/2024 - 16:02  |  Atualizado

Espaço tem como objetivo dar acesso às oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais, através de cursos e oficinas gratuitas para a população

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e em parceria com a Uniperiferias, inaugurou nesta quarta-feira (03/04) a Navezinha Carioca da Rocinha, na Zona Sul. As Navezinhas são iniciativas que visam difundir a inclusão digital e contribuir com a democratização do conhecimento entre jovens de periferias e favelas. As unidades surgem como um espaço inovador, promovendo gratuitamente capacitação com foco na inserção no mercado de trabalho, explorando os potenciais do segmento de tecnologias, por meio de cursos, oficinas e eventos para a população.

É muito importante a criação dessa nova Navezinha na Rocinha, uma comunidade tão simbólica. Apesar dos problemas de vulnerabilidades e necessidades de atenção por parte do poder público, é uma comunidade com muita potência e inventividade – afirmou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.

A Navezinha da Rocinha está localizada no Centro Social Educação e Cultural da Rocinha, Rua 3, nº 14. O espaço conta com notebooks e equipamentos de audiovisual para os usuários. O projeto Navezinha Carioca prevê a implantação de cinco unidades oferecendo ao menos 350 cursos e oficinas que atenderão mais de 5.300 pessoas em um ano. As unidades são implantadas em regiões periféricas da cidade em territórios com índices de vulnerabilidade social, com foco na realização de estratégias formativas a fim de que todas as áreas da cidade tenham acesso às oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias.

A navezinha da Rocinha pode complementar e amplificar tudo que essa comunidade vem produzindo e pensando. É uma ótima oportunidade da cidade do Rio de Janeiro conhecer melhor e somar esforços com as muitas iniciativas que existem nessa comunidade tão potente – enfatizou o diretor da UniPeriferias, Felipe Moulin.

A unidade da Rocinha é a quarta Navezinha Carioca inaugurada pela Prefeitura. As outras estão localizadas no Complexo da Maré (Instituto Vida Real), no Rio das Pedras (sede do Projeto Social Semeando Amor), e no Campus Maracanã da UERJ, que atuará como extensão da Navezinha que estará funcionando na quadra da Mangueira.

As Navezinhas Cariocas são versões reduzidas das Naves do Conhecimento, que contam com nove unidades localizadas nas regiões Norte e Oeste da cidade do Rio, oferecendo acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro.

Serviço:
Navezinha Carioca Rocinha
Endereço: Centro Social Educação e Cultural da Rocinha, Rua 3, nº 14, Rocinha.
Funciona: de segunda a sexta, das 9h às 17h.