Prefeitura do Rio inaugura Incubadora da Nave do Engenhão

• Prefeitura do Rio inaugura Incubadora da Nave do Engenhão
Publicado em 30/01/2024 - 15:55  |  Atualizado em 30/01/2024 - 15:56

Espaço possibilitará que empresas inovadoras desenvolvam seus projetos, protótipos e recebam mentorias

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, inaugurou, nesta terça-feira (30/01), a Incubadora de startups criada pelo município na Nave do Conhecimento do Engenhão, na Zona Norte. O objetivo é fomentar empresas inovadoras de cunho social, oferecendo consultoria, participação em eventos e treinamento em um espaço destinado à criatividade e ao empreendedorismo, para que ideias possam ser transformadas em negócios.

Temos aqui a incrível capacidade de inovar do carioca. Mas, além disso, temos o recurso humano mais qualificado de todo o Brasil, com algumas das instituições de pesquisa e ensino mais importantes do país. Uma cidade, para ser global, precisa ter um papel importante nessa indústria sem chaminé, que é a inovação e a tecnologia. Esse foi o caminho que escolhemos para seguir. Nosso desafio é transformar a paixão pelos games e o conhecimento em robótica e tecnologia dos jovens em riqueza e geração de empregos – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Incubadora da Nave do Engenhão contempla 30 posições divididas em seis ilhas, cada uma podendo comportar uma empresa ou um grupo microempreendedor. Seis delas são adaptadas para cadeirantes. Além disso, o local conta com espaço coworking, com capacidade para acomodar 15 pessoas, destinado para que os funcionários das startups trabalhem mais reservadamente ou realizem reuniões para apresentação de seus projetos a potenciais clientes.

Criamos essa incubadora porque damos muitos cursos de tecnologia e empreendedorismo. Então, achamos que é interessante oferecer para essas pessoas uma continuidade, para eles poderem entrar no mercado de trabalho, procurando um emprego ou mesmo fundando a sua própria empresa. Pretendemos que esses projetos ajudem no desenvolvimento desses territórios no entorno da Nave do Conhecimento do Engenhão. Já inauguramos aqui a Arena Gamer, então temos esse ativo que pode ser usado pelas empresas para desenvolver diversos tipos de negócio relacionados a games, mas também voltados para outras áreas, como sustentabilidade e projetos sociais – destacou a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

A Incubadora também tem uma sala de reuniões para até 10 pessoas, onde as estratégias poderão ser discutidas e os produtos ou serviços apresentados para futuros investidores. Outro espaço é o NaveLAB, uma área maker disponível para aulas e prototipagem. Esse ambiente é equipado com ferramentas de ponta, como cortadora laser, impressora 3D, kits de robótica Lego e Arduíno, podendo receber até 20 alunos e também funcionar como laboratório de fotografia.

Nova Incubadora terá parceria com a PUC-Rio

O primeiro programa a ser desenvolvido na nova Incubadora será promovido pela unidade Engenhão da Nave do Conhecimento da Prefeitura do Rio, em parceria com o ECOA, instituto de inovação aberta da PUC-Rio. Os participantes receberão formação e mentorias em empreendedorismo para desenvolver seus projetos. Ao final do processo, em março, os participantes se apresentarão em um Pitch Day frente a importantes atores do setor e serão premiados para aprofundar o desenvolvimento de seus negócios.
O objetivo é oferecer atividades para capacitar jovens talentos do Rio de Janeiro, dando a oportunidade de transformarem suas ideias criativas em propostas de soluções empreendedoras e inovadoras.

Eu sou paulista, mas candidato a carioca, estou apaixonado pela cidade. E uma das coisas que um reitor da PUC-Rio aprende é sobre a inteligência do carioca, que é algo diferente do restante do país, porque é criativa e que se conecta rapidamente. Estou muito feliz com essa parceria, é um privilégio para a PUC-Rio participar desse projeto – disse o reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso.

Quem pretende fazer um bom uso do novo espaço é o estudante Gabriel Christino dos Santos, de 26 anos. Morador da Praça Seca, ele já fez diversos cursos de tecnologia na Nave do Conhecimento e agora pretende desenvolver projetos participando de alguma startup.
Esse espaço vai favorecer a troca de conhecimento na área de inovação e tecnologia. Aqui, as boas ideias podem passar para o papel e serem colocadas em prática, para ter impacto social e gerar valor. Os projetos vão ser trabalhados e discutidos com as equipes para que depois possam favorecer a sociedade de uma forma geral – comentou o estudante.

Serviço:
Incubadora da Nave do Engenhão
Endereço: Rua Arquias Cordeiro 1.516, Engenho de Dentro.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.
Sábados, de 9h às 16h30. Fechada aos domingos e feriados.

CRÉDITO FOTOS: BETH SANTOS