Prefeitura inaugura atividades da Nave Satélite de Santa Cruz

• Prefeitura inaugura atividades da Nave Satélite de Santa Cruz
Publicado em 06/02/2024 - 13:03  |  Atualizado

Previsão é que unidade atenda cerca de 450 pessoas por mês com cursos, oficinas e workshops gratuitos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, inaugurou, na manhã desta terça-feira (06/02), as atividades da Nave Satélite de Santa Cruz. A unidade está localizada no Ciep Major Manuel Gomes Archer, na Zona Oeste, e disponibiliza espaços de inclusão digital, inovação tecnológica e acesso à internet para a população, além de oferecer qualificação de jovens e adultos em tecnologias da informação, com cursos, oficinas e workshops gratuitos voltados ao mercado de trabalho.

Essa é a terceira unidade que inauguramos. O objetivo é ampliar o projeto Naves do Conhecimento com equipamentos menores para termos, cada vez, mais espaços como esse na cidade garantindo acesso à tecnologia para todos. Oferecemos cursos, inclusão digital, acesso à internet, em um espaço aberto para todos e também integrado ao projeto dos Cieps – afirmou Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia.

O projeto Naves Satélites contempla a reforma das bibliotecas originalmente edificadas nos Cieps e, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, cria ambientes com recursos que possibilitam a públicos diversos acessar e aprender a utilizar as ferramentas de mídias digitais. A expectativa é que a unidade de Santa Cruz atenda cerca de 450 pessoas por mês

Eu gostei da Nave. É um lugar muito bom para as crianças que não têm condições de fazer um curso. Elas podem vir aqui e se cadastrar de graça. É a primeira vez que entro em um espaço assim – disse Marcos Paulo de Vasconcellos Penha, 10 anos, aluno do 5º ano do Ciep Major Manuel Gomes Archer.

A unidade de Santa Cruz é a terceira Nave Satélite implantada na cidade. A primeira foi inaugurada em novembro do ano passado, no Ciep Dr. Nelson Hungria, em Paciência. A segunda Nave Satélite foi aberta em dezembro, no Ciep Deputado Ulysses Guimarães, em Sepetiba.

A Nave Satélite oferece uma grande oportunidade de aprendizado para as crianças e para a comunidade local como um todo. Elas já vivem em um mundo digital, porém, precisam aprender a usar as ferramentas e as funcionalidades corretas. Esse equipamento inaugurado hoje dá essa possibilidade – explicou Andrea Brasil, diretora do Ciep Major Manuel Gomes Archer.

Com a Nave Satélite de Santa Cruz, a Prefeitura busca a capitalização desses espaços multiuso e interativos para acelerar e incentivar a capacitação digital, científica e tecnológica da população do município do Rio.

Estão disponíveis os cursos: Informática para o Primeiro Emprego, Excel Básico e Aprendendo a Mexer no WhatsApp. Duas oficinas também serão oferecidas aos usuários da unidade: Como Não Cair em Golpes na Internet e WhatsApp para seu Negócio. As atividades dão direito a certificado para os alunos participantes. A Nave Satélite atenderá o público em geral, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Ambientes da Nave Satélite

O local tem espaço com computadores destinados ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de apoio aos usuários.

A unidade conta com dois pavimentos e uma área total de 360m².

Recepção – Com totem de autoatendimento para cadastro dos usuários na unidade.

NaveLab – Mesa com capacidade para 12 alunos, com bancada para equipamentos.

Lounge – Ambiente destinado à utilização de aparelhos pessoais e de leitura, com sofás.

Conforto Digital – Espaços individuais, compostos por puffs e suportes com tablets para navegação na internet.

Lantable – Mesa composta de oito módulos para utilização dos equipamentos de forma livre e revertida para sala de aula.

Área externa – Espaço com mesa e bancos para os usuários da unidade.

Os ambientes da Nave Satélite são climatizados e com acessibilidade, inclusive com elevador de acesso ao segundo pavimento.

Nave Satélite de Santa Cruz

Endereço: Ciep Major Manuel Gomes Archer
Rua Cabo Saulo Vasconcelos, S/Nº – Palmares – Santa Cruz.

Fotos crédito: Gui Espíndola

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) é o órgão responsável por promover políticas públicas de fomento, estímulo, capacitação da utilização dos métodos, técnicas e ferramentas tecnológicas, além da aplicação prática do conhecimento científico.

Promovendo o fortalecimento científico e tecnológico no Município do Rio de Janeiro, através de políticas públicas de apoio à democratização do acesso ao universo digital, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento econômico do Município.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio anexo, 9º andar –
    Cidade Nova – Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20211-110.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
    De segunda à sexta das 9h às 17h (dias úteis)

GABINETE SMCT

gabinete.smctrj@gmail.com

(e-mail exclusivo para a imprensa)

imprensasmct.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL
    www.1746.rio