• Programa Jovens Cientistas Cariocas oferecerá bolsas de incentivo à pesquisa para universitários
Publicado em 02/02/2024 - 10:38  |  Atualizado

Objetivo é promover a diversidade na produção de conhecimento científico e tecnológico na cidade do Rio de Janeiro

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, em parceria com o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, lança o Programa Jovens Cientistas Cariocas, que vai selecionar e potencializar 100 projetos de pesquisa de estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superiores (IES) públicas e privadas, com tema sobre a melhoria da cidade do Rio de Janeiro e com o combate às desigualdades. Os universitários selecionados receberão bolsas de incentivo durante seis meses para desenvolvimento de seus projetos.

Esta é mais uma iniciativa que visa incentivar e potencializar projetos de pesquisa da graduação. Dessa forma, contribuiremos com a educação científica e tecnológica na cidade do Rio de Janeiro, promovendo a aproximação de estudantes com contextos sociais com que seus conhecimentos se articulam – afirmou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e tecnologia.

O objetivo do programa é fomentar pesquisas inovadoras e promover a popularização da ciência e da tecnologia nos territórios adjacentes às Naves do Conhecimento. Os jovens poderão inscrever pré-projetos que respondam aos temas: Cidades Inteligentes; Mudanças Climáticas; Mobilidade Urbana; Tecnologia e Desenvolvimento; Desenvolvimento Social e Sociocultural: Fomento à inclusão produtiva e trabalho; entre outros. Ao todo, 100 jovens selecionados receberão uma bolsa de R$ 800, durante seis meses.

Essa é uma ação concreta de aproximação do terceiro setor, poder público e universidades. Nossa intenção é fortalecer práticas de produção e de divulgação de conhecimento científico e tecnológico que sejam socialmente comprometidas, evidenciando sua relevância para as vidas de pessoas de diferentes grupos sociais – disse Leonardo José, gerente de Empreendedorismo do CIEDS.

De abril a outubro de 2024, os bolsistas passarão por uma trilha formativa com carga horária total de 80 horas, estruturada em 04 Ciclos – Ciclo Básico, Ciclo Temático, Ciclo Prototipação e Ciclo Experimentação.

Podem se inscrever jovens estudantes de cursos de graduação de IES, que tenham entre 18 e 29 anos; não possuam emprego formal ativo; sejam residentes da cidade do Rio de Janeiro, há pelo menos três anos, e residam preferencialmente nos territórios em torno de uma das nove unidades das Naves do Conhecimento. No ato da inscrição o candidato deverá indicar qual macro eixo do tema reflete melhor sobre a proposta do pré-projeto de pesquisa.

Serviço:

Inscrições para o Programa Jovens Cientistas Cariocas