• Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia realiza primeiro Festival da Ciência
Publicado em 24/10/2023 - 14:39  |  Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, patrocinou o primeiro Festival da Ciência da cidade, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, na Praça Mauá, no Centro. O evento teve uma programação gratuita com atrações artísticas, muita música, talk shows e atividades com o objetivo de popularizar e estimular a curiosidade científica. O festival marcou o encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Durante a celebração, o público teve a oportunidade de conhecer mais das ações desenvolvidas pela SMCT e se inscrever nas oficinas e cursos gratuitos oferecidos pela secretaria, por meio das Naves do Conhecimento, da Plataforma Rio On e do caminhão da Estação Rio de Tecnologia. Os participantes tiveram acesso à inscrição a diversos cursos como Comunicação Digital, Funcionalidades do Drive, Vídeos Temáticos com Capcut, Excel em Entrevista de Emprego, Computação Criativa com Microbit e Arduíno, Coaching 4.0, Criando Planilhas e Gráficos Dinâmicos, Design Gráfico, dentre outros.

Várias instituições de ensino e de pesquisa do Rio de Janeiro participaram do evento expondo suas produções científicas e promovendo atividades para os visitantes: Fiocruz, UFRJ, UNIRIO, IFRJ, CP2, UERJ, PUC-Rio, CBPF, CETEM, CNEN, IMPA, IBICT, INT. LNCC, MAST, Observatório Nacional, Jardim Botânico, Fundação Planetário e Espaço Ciência Viva.

– Nesse primeiro Festival, conseguimos reunir instituições de pesquisa, escolas, universidades apresentando seus projetos e que podem contribuir para transformar o Rio de Janeiro na capital da tecnologia – disse Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.

O Festival teve ainda um palco para talk shows com o tema central: “A Ciência diante de grandes desafios”. O público se divertiu com shows musicais de: Carrossel de Emoções, Teresa Cristina, Jards Macalé, Zélia Duncan, Ana Costa, Enzo Belmonte e Pedro Miranda. O DJ Sapucaia também esteve entre os convidados. O encerramento ficou por conta da Bateria da Mangueira, que apresentou um repertório de sambas ligados a temas científicos.

“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema escolhido para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 em todo o país.