Inauguração da Nave do Conhecimento do Parque Realengo Susana Naspolini

• Inauguração da Nave do Conhecimento do Parque Realengo Susana Naspolini
Publicado em 18/06/2024 - 17:01  |  Atualizado

Espaço oferecerá internet gratuita e diversos cursos na área de tecnologia e empreendedorismo para a população

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, inaugurou, no sábado (15/06), a Nave do Conhecimento de Realengo, localizada no novo Parque Realengo Susana Naspolini, na Zona Oeste. Esta será a décima Nave do Conhecimento implantada no município do Rio, que já conta com unidades em Madureira, Engenho de Dentro, Vila Aliança, Nova Brasília, Irajá, Santa Cruz, Penha, Triagem e Padre Miguel. Com ambientes multiuso interativos de alta tecnologia, a Nave de Realengo oferecerá para a população acesso gratuito à internet, palestras, oficinas e cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro, e também abrigará iniciativas da comunidade e promoverá eventos de difusão científica e culturais.

A inauguração dessa Nave do Conhecimento localizada dentro Parque de Realengo contribuirá para que haja uma grande procura pelos cursos e oficinas gratuitas oferecidas na unidade. O Parque receberá muitos visitantes, e seu entorno já conta com várias escolas e instituições de ensino. Esperamos que a Nave se torne um polo de disseminação de ciência e tecnologia na região – afirmou Thereza Paiva, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.

A Nave Realengo será ancorada em seis grandes linhas de ação, com destaque para as áreas de games e audiovisual: Democratização do acesso ao mundo digital; Qualificação de jovens e adultos em Tecnologias da Informação; Cultivo da Expressão Audiovisual; Incentivo à Participação Lúdica em Games; Apoio ao empreendedorismo em áreas criativas e de inovação tecnológica; e Ampliação da conectividade digital de produções e serviços comunitários.

Ambientes tecnológicos

A nova unidade em Realengo foi nomeada Nave do Conhecimento Bertha Lutz em homenagem a cientista, pesquisadora, bióloga e educadora brasileira. Uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX. Com uma área útil de 830 m2, conta com diversos ambientes onde serão promovidas inúmeras atividades que visam potencializar a experiência digital com orientação de uma equipe de apoio aos usuários. A unidade conta com os seguintes espaços: Hall, Recepção, Espaço Audiovisual, Área de Lantable com Biblioteca e Biblioteca Digital, Sala de Aula, Sala de Manobra de Luz do Parque, Espaço Gamer, Sala de Jogos e Espaço de Coworking.

Eixos de Cursos

A Nave disponibilizará desde cursos básicos até os mais avançados para o público infantil, jovens e também para adultos e pessoas da terceira idade. Os cursos são categorizados pelos eixos temáticos: Informática Básica e Letramento Digital; Programação, Ciência da Computação e Informática; Robótica e Cultura Maker; Audiovisual, Tecnologia e Arte; Games; e Empreendedorismo e Mercado de Trabalho.

Desde a reabertura das Naves do Conhecimento, que teve início em dezembro de 2021, foram emitidos mais de 46 mil certificados para alunos aprovados nos cursos e realizados mais de 700 mil acessos nas nove unidades.

Neste mês de junho, estão abertas 4.700 vagas em cursos e oficinas presenciais nas 10 Naves do Conhecimento, incluindo a nova unidade de Realengo.

Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site: www.navedoconhecimento.rio

Horário de funcionamento:

De terça a sábado de 9h às 21h.

Domingos de 9h30 às 16h30.

Fechada segundas-feiras e feriados.

crédito foto: Thaiane Nunes

smct@prefeitura.rio